sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

ENTREVISTA RENATA ROSA

ENTREVISTA COM A 1001:
ATRIZ, COORDENADORA, MAQUIADORA, DIRETORA E CONTRA-REGRA


RENATA ROSA





1. Renata, bom dia! Novamente entrevisto você sabe que tudo que é bom a gente sempre repete... A primeira pergunta é quando você entrou no grupo, o que você esperava ou imaginava dele? Hoje o que você vê? E o que espera dele daqui pra frente?
R: Bom dia Marquinhos! Claro, Claro... Quando eu entrei, bom fiz parte dos primeiros a ser convidados e naquele momento vi a
possibilidade de fazer parte de um grupo que alem de evangelizar iria trazer a Arte para nossa realidade. Vejo este projeto se concretizando. Muito trabalho na Arte e na Evangelização...

2. Como é ser coordenadora do Renovart? Quais suas maiores dificuldades e quais são as alegrias de falar em nome do Renovart?
R: É tudo muito novo, nunca pensei em coordenar nada, mais é maravilhoso estar a frente e responder por este grupo que tanto amo. Dificuldades, bom todas que um grupo de Artes Cênicas enfrenta, falta de verba ter que estar sendo sempre criativos para fazer cenários, figurinos, acho que esta é a grande dificuldade, ALEGRIAS subir no palco no final da peça e ver a emoção que o grupo despertou no público.

3. Já são 04 anos. Qual é o segredo para o grupo ser harmônico e ainda ter fôlego para as peças?
R: Na verdade 03 anos de sonho certo? As criticas nunca são pessoais e sempre profissionais, isso mantém a harmonia e todos que estão no grupo ou a grande maioria, gosta de TEATRO o que mantém o fôlego para as peças.

4. Um dos problemas que o grupo tinha, parece ter acabado que era de dar uma esfriada depois de uma apresentação ao que você acha que se deve isso?
R: Como disse acima, o pessoal que hoje esta no Renovart gosta de TEATRO, e não abandona o grupo quando estamos no tempo de estudo e não de ensaios, afinal teatro é estudo também e não só palco.

5. Que personagem (ns) que você fez que exigiu mais de você?
R: Acho que a Norma, tive muita dificuldade para cria-lá, e fazer ela se tornar real.


6. Começamos o ano sobre a proteção de Deus e em cena. Como foi a experiência desse ano Renovartiano bem diferente dos demais? (nova coordenação, novos membros...)
R: Realmente, entrar janeiro em cena... Ufa este povo não descansa... Mas é isto ai turminha nova intercalada com a galera antiga, convidados especiais e muita força de vontade. A experiência não podia ser outra se não muito produtiva.

7. O Renovart novamente fará a Via-Sacra, motivo da criação do grupo. Como é a essa encenação para o grupo? E como mostrar para essa nova formação a importância dessa peça para a vida e história do Renovart?
R: Esta encenação representa para o grupo sempre um recomeço, todas as vezes enfrentamos a mesma dificuldade da primeira apresentação, a falta de elenco... Não desistindo desta encenação e cada vez buscando melhorar...

8. “Via Sacra 4 ” O que você espera dessa encenação? E o que o povo da paróquia pode esperar?
R: Realismo, muito realismo, dedicação da galera e muito trabalho (sempre). Uma linda encenação com muito sentimento, com uma boa qualidade de som, onde buscaremos transportar todos aqueles momentos vividos por Cristo para nossa salvação.


9. Houve algum fato/momento que você sentiu que o grupo se enfraqueceu? E outro que o grupo se fortaleceu?
R: Sim, o grupo se enfraqueceu muito no meio do ano passado, pensei que ia quebrar. E se fortaleceu apos a Oficina de Artes Cênicas, quando entrou para o grupo os novos integrantes.

10. Qual foi o maior desafio do grupo? E por quê?
R: O maior, imagino eu, que tenha sido a peça "Ilustríssimos Senhores"! Falta de elenco, de mão de obra para parte técnica, de local e data para ensaios, de disponibilidade e responsabilidade do elenco, enfim uma serie de desencontros que tornou esta peça muito desafiadora... Mas com a nossa teimosia APRESENTAMOS!

11. Você já disse sobre o seu sonho para o Renovart. Ainda é o mesmo sonho? Qual é mesmo? Ou ele mudou ou fortaleceu?
R: Mudar nunca, sonho ainda em ver o Renovart, participando do festival em São Paulo, mais acredito que ele fortaleceu, pois hoje sonho também em criar o nosso próprio Festival, e conto com a ajuda de todos...

12. Algum fato no grupo ou mesmo o grupo mudou algo em sua vida?
R: Teve sim, um momento em que o grupo orava pela saúde de minha mãe, não só acredito que parte da melhora dela se deu por conta da oração de todos do grupo, como também naquele momento pude ver que era querida e tinha amigos de verdade. Ou seja o grupo mudou em mim a confiança na amizade!

13. Você acha que o grupo precisa melhorar? O que você destacaria?
R: Precisa melhorar sim! Sempre precisamos não é mesmo? O comprometimento e a disciplina.

14. Qual é a marcar registrada do grupo? O que diferencia o Renovart de todos e de tudo?
R: Alegria! Somos um grupo de Atores, de Deus. Usamos o dom que Ele nos deu a serviço Dele!

15. Qual será o foco central da sua coordenação?
R: Manter o grupo atuando (rsrsrs)! Falando serio, o foco central vai ser levar o Renovart a atuar não só na Paróquia, mais em todo lugar que houver uma pessoa precisando de alegria!

16. Qual a peça mais marcante para o grupo e para você? E qual o personagem mais marcante? Um que você fez, e um que você viu fazerem.
R: São tantas peças, não sei para o grupo penso que a Via Sacra 2007 onde tudo começou, para mim a peça do dia dos pais acho aquela peça muito completa, com drama e humor, gosto mesmo. O que mais me marcou, fico em dúvida entre a PROSTITUIÇÃO, a MARIA MADALENA e a que fiz na última peça Isabel. Acho que Isabel, ela era divertida. E que vi fazendo, essa é mais difícil ainda, estou sempre nos bastidores nunca vejo nada (rsrsrsrs) mais acredito que Maria (Thaila) de Ilustríssimos Senhores e a Mãe (Francine) de Socorro a Mamãe Pifou foram revelações e por isso marcou.

17. Mudou sua visão de teatro após o grupo? E você ainda tem pretensões de fazer algum curso na área de artes cênicas?
R: Claro antes via Glamour hoje vejo só trabalho (rsrsrsrs). Penso sim, se tudo correr bem faço Artes Plásticas 3 anos e em seguida Artes Cênicas, penso em ser cenógrafa e figurinista.

18. Defina os atores do Renovart.
R: Esforçados, somos todos amadores, mais buscamos sempre nos aprimorar.


19. Defina a atriz Renata Rosa.
R: Gosto de ser desafiada, e atuar é um eterno desafio, nunca sabemos ao certo se vamos agradar quando o papel precisa ser agradável ou ser desprezível o suficiente quando necessário... Então me defino como desafiadora...

20. Defina a coordenadora Renata Rosa.
R: Decidida, responsável e muito, mais muito exigente...


21. Se você concorresse ao “OSCAR RENOVART” em que categoria você ganharia? E por quê? (Tem que ser uma ao menos)
“O Oscar Renovart de melhor Maquiadora vai para Renata Rosa!”
R: Gosto de criar maquiagens e de executá-las, imagino que este seria o meu Oscar!

22. O que você espera para o grupo nesse ano? E quais os projetos do grupo e peças que estarão em cartaz em 2010?
R: Realizações! Bom teremos muita coisa boa ai este ano, pessoal fiquem antenados que o Renovart promete, só para se ter uma idéia teremos Via Sacra no dia 28 de Março e no final do ano um Super Festival de Artes... Não percam!







Renata, valeu mesmo por você compartilhar conosco um pouco que é o Renovart. Creio muito que sua coordenação tem tudo para ser muito próspera para o grupo e o que precisar pode contar sempre com os seus irmão Renovartianos!

Beijos






Nenhum comentário:

Postar um comentário