terça-feira, 28 de abril de 2009

Retornando nossas Entrevistas, hoje é a vez do Coordenador do Renovart:

David

1. David, bom dia! Quando você entrou no grupo o que você esperava ou imaginava dele? Hoje o que você vê? E mediante ao que você sente do grupo o espera dele daqui pra frente?

Bom dia. Primeiramente me perdoe pela demora em responder esta entrevista!!!

Na verdade eu imaginava que só iriamos fazer um trabalho por ano... A Via Sacra! E hoje apresentamos no mínino 5 peças: Via Sacra, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal...

O que espero do RenovArt? Espero mais do que apresentações teatrais... espero que este grupo incentive outros jovens e adolescentes para criarem novos grupos de teatro em nossas comunidades, para que assim possamos realizar na Paróquia a tão sonhada "Semana do Teatro"!!!


2. 2 anos (praticamente) de grupo. Qual é o segredo para o grupo ser harmônico e ainda ter fôlego para as peças?

Dois anos em 14 de março de 2009...

Não existe segredo, graças a Deus contamos com jovens dedicados que fazem aquilo que gostam...

O RenovArt é apenas um "espaço" para que eles possam agradecer a Deus pelo Dom recebido!!!


3. Por falar em peças, o grupo parece dar uma esfriada depois de uma apresentação ao que você acha que se deve isso?

É que cada um tirava suas férias após cada apresentação (risos)... acredito que aos poucos todos nós vamos aprendendo a dosar melhor nossos esforços, principalmente dividindo as tarefas, assim chegamos ao final de uma peça bem mais tranquilos e prontos para a próxima.


4. Qual a peça mais marcante para o grupo e para você?

Tanto para o grupo quanto pra mim, foi a Via Sacra deste ano, mesmo sem conversar muito ainda com o pessoal penso que tenha sido sim.


5. Que personagem (ns) que você fez que te exigiu mais?

Todos exigem muito... mendigos, pipoqueiros, bispos... mas concerteza tentar interpretar Jesus Cristo na Via Sacra exige muito mesmo.


6. Bi-Campeão como Jesus Cristo (risos...) como foi a experiência de fazer Jesus nas encenações? E teve diferenças do Cristo que você interpretou em 2007 para o de 2008?

Foram experiências incríveis...

Existiu sim diferenças, em 2008 tive a oportunidade de corrigir muitas coisas que não aceitei em 2007, foi gratificante ouvir todas as críticas e tentar trabalha-las a meu favor, consegui colocar mais sentimento no que fiz.


7. O Renovart é um grupo paroquial conhecido. Você acha se acaso o Renovart se expandisse para um grupo diocesano, hoje ele estaria preparado?

Pode ser que sim, mas na minha opinião prefiro que fique assim como está, um grupo paroquial.

Expandir sim, mas em nossa paróquia, afinal temos uma comunidade pra cada mês do ano!!!


8. Houve algum momento que você sentiu que o grupo se enfraqueceu ou que se fortaleceu?

As vezes percebo que um ou outro fica mais abatido, e é ai que temos que agir como um grupo católico, acolhendo o integrante... ouvindo... e da melhor forma possível, ajudá-lo, se agirmos assim o grupo nunca irá se enfraquecer.


9. Qual foi o maior desafio do grupo? E por quê?

Bom a peça sobre a vida do Pe. Dehon (fundador da Congregação do Sagrado Coração de Jesus) foi um desafio e tanto... mais de 30 personagens... 2 horas de apresentação!!!


10. A Fran e a Renata já falaram o sonho delas para o Renovart. Qual é seu sonho para o grupo?

Meu sonho a médio prazo é que possamos organizar a "Semana do Teatro" em nossa paróquia... e um outro sonho a longo prazo é que nós possamos assistir apresentações do RenovArt por outras pessoas, novas gerações, novas idéias, e nós na platéia aplaudindo de pé!!!


11. Algum fato no grupo ou mesmo o grupo mudou algo em sua vida? (Não vale a Fran... risos...)

Como assim "não vale a Fran"? Claro que vale!!! Ela mudou minha vida...

Mas o grupo também mudou minha vida, o teatro mudou e ainda muda a minha vida, é incrível evangelizar através do teatro, o retorno é quase que imediato... ver pessoas sorrindo, chorando, pensando, sonhando... e ajuda-las a compreender melhor seus sentimentos, fazer parte destes sentimentos. Agradeço a Deus por me dar essa oportunidade!


12. Você acha que o grupo precisa melhorar? O que você destacaria?

Todos nós precisamos melhorar, é um processo contínuo, e quando falamos de grupo isso também deve acontecer.

Hoje destacaria a importância de que cada um deve pensar no objetivo geral do grupo e deixar de lado alguns objetivos pessoais, lembrando que somos um grupo de teatro católico e que devemos agir como tal.

Críticas construtivas são sempre bem vindas, mas as destrutivas... essas machucam...


13. Qual é a marcar registrada do grupo? O que diferencia o Renovart de todos e de tudo?

Com todo respeito aos outros grupos de jovens e adolescentes de nossa paróquia, temos um grupo e tanto.

Tenho muito orgulho de fazer parte do RenovArt.

Quando é para trabalhar nos reunimos até 5 vezes por semana...

e quando é pra fazer festa! Adoro nossas festas, sempre muito animadas, temáticas, com respeito ao próximo... temos até um "Clube do Lazer RenovArt" (risos) A dona Sueli e o Luizinho que o digam!!!


14. Via Sacra 3 a missão! O que você espera dessa encenação? E o que o povo da paróquia pode esperar?

Bom, ela já aconteceu... e foi perfeita ao menos pra mim! E acredito que as pessoas que participaram conosco desta Via Sacra conseguiram entender e sentir melhor esse momento tão importante para todos nós!


15. O que mudou do David antes do grupo para o David do Renovart?

Além daquilo que respondi na questão 11 acima, hoje penso que sou ator (risos)


16. Mudou sua visão de teatro após o grupo? E tem pretensões de fazer algum curso na área de artes cênicas?

Mudou sim, antes eu imaginava que o teatro exigia muita dedicação, suor, trabalho, paciência, tempo, perdão, tristezas e alegrias de uma pessoa... hoje EU TENHO CERTEZA de tudo isso, mas vale a pena se arriscar.

Pretendo estudar tantas coisas... quem sabe depois da Faculdade de Música!


17. Defina o ator David Amaral.

Ator? Acho que ainda não posso me definir como um ator, mas procuro aprender para melhorar a cada apresentação!


18. Defina o coordenador David Amaral.

(risos)

Esse eu já consigo definir... Sou um coordenador chato pra caramba!!!

Mas se alguém me procurar para conversar, vou ouvi-lo, se precisar de algumas dicas, vou tentar aprender para te ajudar.

Sou exigente, mas procuro respeitar o limite de cada um.

Procuro acolher com muita atenção aos novos integrantes e me alegro com cada um que permanece conosco!

Não sou o dono do RenovArt mas me sinto responsável por cada um que participa dele!

Não sou um coordenador perfeito, por isso preciso de cada um, cada qualidade a ser somada ao RenovArt...

Procuro valorizar aqueles que valorizam o grupo, aqueles que se importam com o RenovArt, não sou eu ou outra pessoa que abre o caminho, cada um cria o seu caminho e faz suas escolhas...

mas se esses escolherem o caminho do trabalho, dedicação e amor a este projeto... com certeza iremos nos encontrar nesta estrada!!!


19. O que você espera para o grupo nesse ano?

Além de cumprir com o nosso calendário, espero para este ano que o grupo se fortaleça a cada apresentação, que essa união continue em Deus e que novas amizades possam surgir...

"ou é quente ou é frio, no morno eu vomito...

... eu tô fervendo" (Henry)


Valeu David!

Nenhum comentário:

Postar um comentário